Compartilhando a conexão à internet no Mac OS X:
 
Por baixo de todas as cores e efeitos do novo sitema operacional da Apple está o Darwin, uma versão de Unix que roda no seu Mac.Unix, para quem não sabe, pode ser resumido em poucas palavras como um sistema que visa estabilidade e funcionalidade em detrimento da intuividade e facilidade de uso. Nada  de metaforas de interface gráfica como pastas e latas de lixo, apenas linhas de comando.

A vantagem de se usar o MacOS X é justamente a capacidade de aproveitar os milhares de recursos que o Darwin oferece através de uma interface amigável com a qual estamos acostumados.Agora qualquer leigo pode fazer o que antes era destinado apenas a  conceituados administradores de rede: compartilhar uma conexão em banda larga à internet entre Macs e PCs.

Neste artigo vou explicar minha experiência com uma conexão Velox mas que deve funcinar com qualquer conexão DSL cujo modem possua uma porta de rede.Para isso é necessário ao menos 1 Mac rodando o MacOS X ( de preferencia 10.2, Jaguar ). Os outros podem rodar qualquer versão do sistema clássico assima do 7.6 ( que pode ser baixado gratuitamente no site da apple), qualquer versão do OSX ou Win95 e superior. Além disso é preciso um HUB ( que é o aparelho que irá fazer a distribuição da conexão ) com porta uplink e cabos de rede.

Antes de mais nada não se preocupe, não existe HUB de Mac e HUB de PC ou cabos de rede de PC etc.HUB é HUB e o mesmo vale para o cabo de rede.A política atual da Apple de adotar pradrões como USB, PCI, TCP/IP diminuiu esse problema.Portanto se o seu Mac tem uma porta Ethernet ( a partir de 1996 todos os Macs vieram de fábrica com ela, seu simbolo se parece com isso <˝> ) ele está pronto para a banda larga.

Qualquer boa loja de informática possui esses produtos.Um HUB 8 portas de10Mbits é mais que suficiente e custa por volta de R$50,00. Existem várias marcas e modelos, mas o importante é que ele possua uma porta uplink. Antes de comprar os cabos é importante medir a distancia dos micros ao HUB.Será portanto, um cabo para cada micro com comprimento igual à sua distancia até o HUB.O custo do cabo é ± R$ 2,00 o metro. Agora isso é importante: os cabos devem ser do tipo Micro à HUB, se for micro à micro não vai funcionar.

Com todos os itens necessários  à mão faça as conexões segundo  a figura:
 

 
A porta uplink deve estar conectada ao modem DSL,  todas as outras podem ser conectadas aos Macs ou PCs não importando a ordem.

Atenção para um detalhe essencial: no pacote do velox vieram dois cabos de rede, um azul e outro bege.Use o cabo beje (micro à hub) para conectar o modem DSL ao HUB.O azul não irá funcianar.Toda a sua parte de Hardware está pronta, agora vem a configuração do Software.

Configurando o Software

O Mac rodando o Jaguar será o nosso servidor ou roteador, pois é ele quem vai distribuir a conexão através da rede.Primeiro conecteˇse ao velox como você faz normalmente ( se você  não sabe como, clique aqui  para ler o artigo da MacMagazine que explica o processo.)Feito isso, no menu da maçã selecione  : "System Preferences " / "Sharing"/ "Internet". Clique no quadradinho em baixo,  de "OK" para o dialogo que se segue e clique "Start".




Pronto seu servidor está configurado. Se você não possue o 10.2 ( Jaguar), mas possue o10.0 é possível fazer isso com uns programa shareware que  funcionam muito bem e de forma similar, um deles é o
BrickHouse.

Agora é preciso configurar os outros micros: os Clientes. Nos Macs com sistemas clássicos, simplesmente selecione: "Menu da maçã"/"ControlPanels"/ "TCP/IP/" e configureˇo  segundo a imagem abaixo.

Nos Macs com OSX selecione :"Menu da Maçã"/ "System Preferences"/ "Networks" e configureˇo segundo a imagem abaixo.



Nos PCs selecione "My Computer"/"Contro Panels"/"Network"/"TCP/IP Ethernet"/Properties e configure-o como a imagem abaixo.




Pronto! Se tudo der certo você pode navegar simultaneamente nos seus Macs e PCs! As vezes é necessário restartar os micros para que eles fixem as configuações TCP/IP.
Esse texto foi escrito em novembro de 2003, mas como continua recebendo muitas visitas imagino que ainda tenha relevâcia.